Busca

 
Banner
Banner
Banner
 
Manjushri
Manjushri é um grande buda e um bodhisattva. Nos ensinamentos budistas, Manjushri é o Bodhisattva da Sabedoria. Sabedoria significa sábio controle – de si mesmo, da sua aura, de todo o seu ser. É o sábio controle de todos os assuntos que lhe são confiados e de todos os indivíduos que estão sob seus cuidados.

Sabedoria é a virtude mais apreciada no budismo e chamada de “Mãe de Todos os Budas”, porque somente a sabedoria pode libertar totalmente as pessoas do sofrimento. No entanto, sem amor e fidelidade à vontade de Deus, a sabedoria não é suficiente.

Os budistas apelam a Manjushri por inteligência, sabedoria, para adquirir mestria nos ensinamentos: falar em público, ter eloquência e boa memória. O mestre é o patrono da literatura que usa a Palavra conscientemente, como instrumento para libertação – como uma espada afiada que corta a ignorância. Podemos invocar Manjushri para obter uma suave e doce iluminação.

O nome sânscrito Manjushri significa “glória gentil” ou “glória doce”. Na iconografia tibetana, Gautama Buda geralmente é representado tendo Manjushri à esquerda e Maitreya à direita. Manjushri representa o aspecto da sabedoria do ideal de bodhisattva e Maitreya o aspecto da compaixão. Dessa forma, Maitreya e Manjushri representam os dois lados da moeda da senda de bodhisattva.
 
< voltar