As Religiões no Mundo

Budismo

O Budismo é uma religião que tem como base os ensinamentos deixados por Siddhartha Gautama, ou Sakyamuni, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. na Índia. O Budismo se encontra em quase todos os países do mundo e conta com cerca de 376 milhões de seguidores. No Brasil, declararam-se budistas cerca de 220 mil pessoas, segundo o censo feito pelo IBGE em 2000.

Buda não é uma pessoa, é um título, e significa “o iluminado” ou “aquele que despertou”, identificando alguém que atingiu um nível superior de compreensão e transcendeu a condição humana.

A base do budismo é a compreensão das Quatro Nobres Verdades e da Senda Óctupla.

As Quatro Nobres Verdades

Dentre os principais ensinamentos de Gautama Buda, destacamos as Quatro Nobres Verdades. Esse ensinamento é a base de todas as escolas budistas:

1. A primeira nobre verdade: todos os seres estão sujeitos ao sofrimento (velhice, doença, morte, insatisfação, etc). Isso gera o samsara, ou, a roda de renascimentos.

2. A segunda nobre verdade: todo sofrimento tem uma causa (inveja, ciúme, raiva, ignorância, etc). Isso é o desejo desordenado.

3. A terceira nobre verdade: quando eliminamos a causa, eliminamos o sofrimento.

4. A quarta nobre verdade: pela prática da Senda Óctupla, eliminamos os sofrimentos e suas causas.

A Senda Óctupla

A Senda Óctupla é simbolizada pela Roda da Lei ou Roda da Vida (dharmachakra). Os oito raios (que representam os oito caminhos ou a lei) partem do ponto central, que simboliza a verdade, e são circundados pelo aro, que representa a sabedoria e a compaixão.

Desejamos algo que os outros têm e começamos a cobiçar. Ficamos incomodados quando alguém tem algo que não temos. Ficamos bravos com Deus por ter dado a outra pessoa e não a nós. Esse é o desejo desordenado, que quando não é detectado a tempo é a causa da perda da nossa alma, como disse Paulo: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que tendo pregado a outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” 1Co 9:27

1. Correto Entendimento
Se não conhecemos as leis de Deus e dos homens, violaremos essas leis. Ao buscarmos uma comunhão com Deus nos instruímos para um propósito e uma missão – porque sabemos que o desconhecimento do divino ou das leis humanas nunca é uma desculpa e seremos sempre responsáveis carmicamente se violamos essas leis.

2. Correto Aspirar
Deseja ganhar na loteria ou no bingo? Ou quer receber as riquezas de Deus porque és um servo de Deus? É preciso compreender que a riqueza vem como uma recompensa pelos bons trabalhos realizados. Aspirar ao mais alto deve ser o nosso objetivo e assim certamente não erraremos.

3. Correto Falar
Vigie o seu falar. Escute o que as outras pessoas falam e pergunte se você gostaria de ouvir isso. Lembre-se de que cedo ou tarde essas palavras retornarão para você.

4. Correto Agir
É a aplicação prática da Lei. A Ação Correta pode ser incitada pelo motivo correto, o qual necessita que reflitamos em nossos princípios, em termos de desinteresse e caridade.

5. Correta Subsistência
Não podemos ganhar a vida contribuindo para a degradação de outros ou escravidão dos demais.

6. Correto Esforço
Temos sempre que dar o melhor a nosso chefe, esposa, filhos, a nós mesmos e a Deus. Tudo deve ser feito da melhor maneira possível.

7. Correto Pensar
Isso significa manter nossos pensamentos puros, meditando nas leis de Deus, usando a mente como um cálice para os mistérios sagrados e para qualquer trabalho que somos chamados a fazer nesta encarnação.

8. Correta Concentração
Tente meditar em Deus ou em Jesus por quinze minutos no ponto entre as sobrancelhas. Esse é o lugar do terceiro olho, onde está nossa visão interna.

Representante do 2° Raio, Amarelo-ouro – o raio dourado da sabedoria, do entendimento, da compreensão, do discernimento. Ligada ao chakra da Coroa. Por terem atingido a iluminação, por terem transcendido o humano, todos aqueles que consideramos santos (no Ocidente) ou Budas (no Oriente), são representados com um halo luminoso que envolve a cabeça ou um coque ou ainda um grande círculo que envolve seu corpo todo.

Sobre a Summit Lighthouse do Brasil

Summit Lighthouse do Brasil

Com matriz em Montana, EUA, a Summit Lighthouse do Brasil está instalada no país desde o final da década de 1980 e inaugurou sua primeira sede no Distrito Federal, em Brasília. Logo após, transferiu-se para Santos e em seguida no início dos anos 90 veio para capital de São Paulo. Agora, em 2011, a sede da Summit Lighthouse do Brasil mudou-se para Carrancas, em Minas Gerais.

Conta atualmente com membros e grupos de estudos nas mais diversas cidades e regiões brasileiras, oferecendo apoio espiritual e cursos regulares sobre os ensinamentos dos Mestres Ascensos da Grande Fraternidade Branca, uma ordem espiritual de santos do Ocidente e de adeptos do Oriente.