"Jesus Ensinou a Reencarnação?

 

(... ) Elias já veio, e não o reconheceram,

 mas fizeram-lhe tudo o que quiseram ( ... )

Então entenderam os discípulos que ele

Ihes falara a respeito de João Batista.

- EVANGELHO DE MATEUS

 

Como vimos, Jesus seguramente ensinou o conceito de carma. Mas ensinou a reencarnação? Tanto a Bíblia quanto antigos textos cristãos evidenciam, de maneira convincente, que ele e alguns de seus seguidores ensinaram.

A primeira evidência é o episôdio que envolve o homem nascido cego. Quando Jesus e seus discípulos passaram por um homem cego, os discípulos perguntaram: "Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" Os discípulos apresentaram duas causas prováveis para a cegueira. Perguntaram se a cegueira seria resultado do pecado dos pais, porque conheciam a lei do Antigo Testamento que diz: "Os pecados do pai cairão sobre os filhos da terceira e da quarta geração:' Também perguntaram se a cegueira era resultado do pecado do próprio homem. Visto que ele havia nascido cego, a única maneira de o homem ter pecado, antes do nascimento, seria em uma encarnação anterior.

Jesus surpreendeu a todos quando respondeu: "Nem ele pecou nem seus pais, mas isso aconteceu para que se manifestassem nele as obras de Deus:' O homem não havia pecado e seus pais não haviam pecado. Pelo livre-arbítrio, ele encarnara com aquela condição para que Jesus pudesse curá-lo, de forma que as obras de Deus pudessem ser reveladas nele.

 

Se Jesus não acreditasse no carma ou na reencarnação, aquele teria sido o momento em que poderia ter negado esses princípios, mas ele não o fez. Na realidade, não há nenhum registro - nos Evangelhos, nos textos dos apóstolos, no Apocalipse ou em qualquer outro texto cristão - de que Jesus alguma vez tenha negado o carma ou a reencarnação.

Na verdade, essa explicação indica que Jesus e seus discípulos tinham conversas constantes sobre o carma e a reencarnação. Jesus não invalidou a pergunta de seus discípulos nem detalhou as opções oferecidas por eles. Não era necessário que Jesus ensinasse o bê-á-bá daquilo que os discípulos já sabiam. Em vez disso, usou a oportunidade para demonstrar que existem exceções na lei universal, e essa era uma delas.

 

Um outro exemplo de Jesus ensinando a reencarnação acontece quando os discípulos estão descendo o Monte da Transfiguração com ele. Na montanha, eles haviam visto Moisés e Elias conversando com Jesus. Os discípulos perguntaram a Jesus: "Por que dizem, pois, os escribas que é mister que Elias venha primeiro?" Em outras palavras, se Elias devia vir antes do Senhor, o que faz ele no céu e por que ainda não o vimos na Terra?

Jesus respondeu: "Certamente, Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas. Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram:' O Evangelho de Mateus continua com a seguinte afirmação: "Então entenderam os discípulos que ele lhes falara a respeito de João Batista." Jesus revelava que Elias encarnara como João Batista que, de forma trágica, havia sido aprisionado e depois decapitado por Herodes.

Havia uma crença popular entre os judeus contemporâneos de Jesus que o profeta Elias viria novamente como precursor do Messias, como profetizara Malaquias: "Vede, eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor."

 

A idéia sugerida nessa passagem é que a crença na reencarnação não era algo novo para aquele século. O fato de Jerônimo, patriarca da Igreja do século IV, argumentar especificamente que essa passagem de Mateus não deveria ser considerada favorável à reencarnação nos diz que alguns cristãos de seu tempo acreditavam que Jesus e os discípulos aceitavam ou pelo menos tinham consciência do conceito de reencarnação.

 

Outros cristãos dizem que, pelo fato de a Bíblia não englobar um ensinamento abrangente sobre a reencarnação, eles não deveriam acreditar nesse conceito. Seguindo-se, então, tal raciocínio, os cristãos não deveriam acreditar nas doutrinas da Trindade ou do pecado original- pois nenhuma delas aparece na Bíblia.

Sabemos também que nem todos os ensinamentos originais de Jesus sobreviveram. Segundo o Livro dos Atos dos Apóstolos, após a ressurreição, durante quarenta dias, Jesus ensinou aos discípulos "o que diz respeito ao reino de Deus". Não há registro do que ele falou. João termina seu evangelho contando-nos explicitamente que "Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse redigida, penso que nem ainda no mundo inteiro caberiam livros que se escrevessem"

 

Além disso, é bem possível que Jesus tivesse entrado em contato com a idéia da reencarnação. Naquele tempo, os conceitos gregos permeavam o pensamento judaico e muitos eruditos acreditam que Jesus, como outros judeus do século I, falava o grego e indubitavelmente teria entrado em contato com as idéias gregas. Uma das vertentes da ampla corrente da religião grega era a crença na reencarnação.

Cícero, o estadista romano, e Virgílio, o grande poeta romano, que viveram na mesma época que Jesus, também aceitavam a reencarnação. Devido ao ambiente multicultural da Palestina e das rotas de comércio que se expandiam para o Oriente, Jesus também poderia ter entrado em contato com as idéias indianas sobre reencarnação. Além disso, existe a evidência consistente, a qual analiso no livro Os anos ocultos de Jesus (Ed. Nova Era, 98 ed. 2006), de que entre os 12 e os 30 anos Jesus visitou a Índia." ¹

 

                                                                 

  

1- págs. 26, 27, 28 e 29 do livro Carma e Reencarnação, Elizabeth Clare Prophet, Copyright 2004 Summit Publications, Inc.

.Figura, Copyright Summit Lighthouse.        

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