Destinado aos Guardiães da Chama, o Ritual Sagrado é uma sequência de orações com a finalidade de consagração à chama da vida.
“Com o intuito de esclarecer quais as responsabilidades de cada um, podemos decompor a palavra ‘consagração’ de acordo com seu significado original. A última parte da palavra ‘ração’, mostra que cada homem possui uma parcela ou ração peculiar e especial dos dons de Deus. A palavra ‘con’, que significa ‘com’, é seguida da palavra ‘sec’, que em inglês pode pronunciar-se ‘seek’, significando ‘procurar a parte divina que vos cabe’, ou a parcela que vos cabe dos dons de Deus. A palavra ‘com’ significa que o ritual da consagração não pode ser efetuado sozinho, que o caminho que leva a Deus tem de ser percorrido com o vosso semelhante, que é necessário serdes o guardião do vosso irmão, ajudando-o a obter a parte que lhe cabe da identidade diivina.
Assim, a consagração é uma busca abnegada e sincera para obter os dons de Deus para vós próprios e para a humanidade. A melhor forma de a realizardes é através do estado de graça atenta e receptiva exemplificado pela amada Virgem Maria – a consciência que permanece constantemente sintonizada com a voz interior e que, com toda a diligência, pureza e rapidez – executa a vontade divina”, Maha Chohan – trecho extraído do prefácio do livro O Ritual Sagrado para Guardiães da Chama.