Calendário Litúrgico Novembro 2021

Calendário Litúrgico de Novembro de 2021

1 Dia de Todos os Santos

Comemora-se todos os santos na igreja cristã. Os mestres ascensos referem-se aos santos do Oriente e Ocidente como “todo o Espírito da Grande Fraternidade Branca”. (O termo “branca” não se refere à raça, mas, sim, à aura de luz branca que envolve esses imortais que, surgiram de todas as raças e classes sociais.) Eles são grandes multidões de santos “vestidos com túnicas brancas” que estão diante do trono de Deus (Ap 7).

     2–4     Dia de Omri-Tás e de Saint Germain 

     2–6     Diwali (celebração hindu)

O festival de luzes hindu celebra a transformação das trevas em luz – a luz interna que nos empodera e inspira. Celebra-se acendendo pequenas lâmpadas de barro cheias de azeite que significa o triunfo do bem contra o mal. As festividades e devoções duram por cinco dias e, cada dia tem o seu significado especial. 

          4     Dia de El Morya 

                 Lakshmi Puja (durante a comemoração de Diwali)

Neste dia, as pessoas oferecem preces a Lakshmi (Lakshmi Puja), pedindo a ela que as abençoe com prosperidade e riqueza. Conhecida também como a Deusa da Fortuna e da Beleza. Embora os hindus a reverenciem diariamente, o seu puja é uma comemoração especial de Lakshmi com muitas histórias e lendas associadas ao puja. Muitos hindus acreditam que a própria deusa visita os seus lares no meio da noite pedindo “Ko jagarti?” que significa: “Quem está acordado?” Aqueles a quem ela encontra, ela abençoa com fortuna e prosperidade.           

        13     Dia de Santa Francisca Xavier Cabrini, padroeira dos imigrantes (1850-1917)

A Madre Cabrini foi a primeira cidadã americana a ser canonizada. Nascida na Itália, onde fundou, em 1880, as Irmãs Missionárias do Sagrado Coração. Posteriormente, o Papa Leão XIII a enviou para a América para trabalhar entre os imigrantes italianos e, em poucos anos ela construiu dezenas de hospitais, escolas, orfanatos e sanatórios. Atualmente, a Madre Cabrini é uma mestra ascensa. Invocar a sua devoção ao Sagrado Coração para amplificar o nosso.

22–24     Dia de Surya

        23     Aniversário de Akbar o Grande (1542-1605)

Alguns eruditos acreditam que Akbar, uma encarnação do Mestre Ascenso El Morya, nasceu no dia 23 de novembro. Akbar, o imperador mongol mais importante da Índia, era conhecido por ser um gênio no aspecto militar e administrativo, bem como, na sua coragem, compaixão e sagacidade. Considerava o desempenho dos seus deveres como um ato de reverência divina. Na sua devoção a um único Deus, ele buscou a reconciliação da diversidade das crenças religiosas. Fazer o Ritual 1 do Ashram de El Morya, “O Ritual da União”.

25 Aniversário do Papa João XXIII (1881-1963)

O Papa João XXIII, atualmente o Mestre Ascenso Johannes, foi um dos papas mais queridos dos tempos modernos. Famoso pela sua simplicidade, bom humor, caridade e personalidade simpática. Durante o seu reinado de quatro anos e meio, ele provocou uma nova Era na Igreja Católica Romana sendo aberto a mudanças. Ele convocou o Concílio Vaticano II e estimulou tendências progressistas nas opiniões da Igreja Católica.

                 Dia de Ação de Graças

Rever os discursos passados do Senhor do Dia de Ação de Graças nas Pérolas de Sabedoria®.

       28     Primeiro domingo do advento

O primeiro domingo do advento dá início ao período que começa quatro domingos antes do Natal. Cristãos consideram o advento como um período de arrependimento e esperança no preparo da comemoração do nascimento de Jesus. Os mestres ascensos dedicam os quatro domingos do advento para a purificação dos quatro corpos inferiores. Incluir nos seus serviços do primeiro domingo do advento, chamados para a limpeza do corpo etérico.

28–6 de dezembro    Chanucá: Festa judaica de luzes ou Dia da Dedicação

Começa ao pôr do sol e continua até o ocaso do sol no dia 6 de dezembro. Chanucá é um termo hebraico que significa “dedicação”. O festival comemora a vitória dos judeus contra os sírios no Século II a.C. e a nova dedicação do templo em Jerusalém. O templo havia sido maculado pelo altar pagão e pelos sacrifícios do rei da Síria. Quando o templo foi novamente dedicado, havia apenas o suficiente de óleo consagrado para um dia. Porém, milagrosamente, o óleo ardeu por oito dias. Nos lares judaicos, velas são acesas a cada noite do festival de oito dias como lembrança deste milagre de Deus.

copyright Summit Lighthouse do Brasil 2021